segunda-feira, 24 de setembro de 2012

She's bigger than life.

Para: Minha Dé ( amiga, irmã e quase mãe. Tudo por escolha.)

Esse é um texto urgente de saudade vindoura. Porque ontem a gente passou o dia inteirinho juntas fazendo tudo o que a gente gosta. E eu amo poder, finalmente, dizer que estava junto com você. A ultima vez que eu disse isso foi a 2 anos atras e eu te vi 1 vez só, enquanto estava aqui, por pouquíssimo tempo.
"A saudade dói", você me disse ontem. E é assim. Um sentimento que consegue causar dor de verdade.
Obrigada por ser brasileira, apesar de ser americana. Porque lá jamais entenderiam o que é "saudade".  "Miss someone" pode ser triste ou extremamente ruim mas só a saudade dói.
Eu sinto muito por você ter que conviver sempre com esse sentimento. Quando não dói por nós é porque você está no Brasil então dói pelos de lá.
As pessoas não entendem quando dizemos que somos amigas e se pedir pra eu explicar eu não sei o que dizer. Parece que é isso mas, vai além não é? Um laço de alma tão grande. Coisa de irmã e cuidado de mãe e filha.  Desde quando eu era pequena, nunca entendi. Mas eu sempre gostei. Não pense que eu esqueci daquele shopping aos meus 6 anos. Batata recheada, Dr Dolittle, a livraria ... eu ainda tenho guardado o quite de 1 apontador, 1 caderneta e um bloco de folhas que eu escolhi. E jamais admiti que no pré, a tal da Karine roubasse o meu apontador. Eu fiz que fiz até que ela confessasse o roubo e me devolvesse. Me ferrei um pouco mas peguei de volta.
Tenho tudo o que você já me deu. Desde sempre.

Inclusive eu guardo também todas as coisas importante que você disse pra mim. "Estou orgulhosa de você", "Jamais desista dos seus sonhos", "Aproveite a vida mas nunca esqueça de quem você é e pra onde deve voltar".  Entre tantas e tantas e tantas outras coisas.  "Vem cá minha elo, eu vou te ensinar uns truques de maquiagem" Parecem simples e tão manjadas. Mas fazem tanta diferença quando alguém diz especialmente pra você. São coisas que mesmo meus pais nunca me disseram.  Os olhares feios seguidos de broncas, as brigas de quem vai pagar, os "senti sua falta" e "eu amo você" ditos diretamente, em público, sem ligar pra quem estivesse por perto porque era verdade. E o modo como você trata especialmente quem você não conhece. Meu Deus, se já não fosse, eu me tornaria apaixonada pela sua simpatia! As vezes a gente é obrigado a te dizer pra tratar menos bem uma certa pessoa quando com o mundo inteiro é ao contrário. E a frase que me ensinou ontem "This person is bigger than life!" Alguém com grande personalidade, que está sempre feliz e tem um amor pela vida. Talvez uma frase feita desde que você começou a morar lá. Você realmente não precisa fazer nada além de ser você pra se sair diferente.
Ah, eu sinto muito a sua falta e queria até que você voltasse pro seu Brasil imperfeito que se torna sorridente de tanta gente feliz pra te ver. Pelo menos por 6 meses. É egoísta dizer isso, eu sei. Você está tão bem por lá. Mas é que você faz falta. E a mais de 8 anos ! E ver você uma ou duas vezes a cada 2 anos não é justo.
Feliz e triste quando você conseguir sua cidadania americana. Vai vir pra cá de quanto em quanto tempo? Você sabe que Facebook é um quebra galho. E mesmo que um dia eu vá te ver, ainda vai demorar tanto.
Aí eu choro, você chora, a gente se abraça antes de você ir e chora mais.
Acho que ontem, passar o dia todo com você, se possível fez o carinho crescer ainda mais.
Hoje quando eu acordei, a minha blusa ainda estava cheirando o perfume que eu peguei emprestado. Deu uma tristeza, Dé, quando eu tive que passar outro por cima pra sair de casa. Dá pra gente guardar cheiro sem ser na memória? Eu queria... Dizem que querer é poder.
Enquanto isso, um eu te amo e um sinto sua falta. Se der fica mais; saudade dói.


Nenhum comentário:

Postar um comentário